Novidades

Cinquenta Tons de Cabelos Disney


Criar um personagem é um processo longo e complexo. Cada detalhe é minuciosamente estudado e testado inúmeras vezes. Um desses detalhes são as cores empregadas na criação do personagem. Todas as cores devem estar em harmonia para expressar tudo que for preciso, como a região geográfica em que o filme se passa, o período histórico, a sua personalidade, entre outros. Ou seja, a cor da roupa deve estar harmonizada com a cor da pele, dos olhos, dos cabelos e todas devem estar se complementando e transmitindo a impressão que se quer passar com o personagem e o filme.
 
E por falar em cabelos, já esbarrei com algumas listas e montagens pela internet que falavam da cor dos cabelos dos personagens Disney. Perfeitamente compreensível, afinal cabelos são estruturas muito importantes na animação e bastante valorizados na nossa própria sociedade. Quase todo mundo gasta uns 5 minutinhos para dar um retoque caprichado neles, sem contar as pessoas que passam horas em salões de beleza e gastam horrores com produtos, por exemplo. 

O que mais me intrigou nas postagens que vi na internet, foi como certos tons de cabelo podem não ser o que parecem. Talvez, pela falta de conhecimento da maioria os tons existentes ou porque nunca havia parado para pensar sobre o assunto. Por exemplo, vários personagens que eu achava que eram loiros, na verdade eram ruivos ou castanhos e vice-versa. Como eu tenho a mania de fazer listas e algumas que eu vi, estavam, na minha opinião, um tanto incompletas (apesar de boas), decidi fazer essa pequena brincadeira em forma de matéria.

Apresento para vocês uma lista visual (em ordem cronológica dos filmes) com os principais tons de cabelo 'natural' encontrados nos clássicos Disney. Algumas cores são BASTANTE difíceis de definir, então pesquisei um pouco para sanar minhas dúvidas e encaixar certos personagens no tom correto. Alguns ainda me pareceram meio deslocados, mas, foram as definições que encontrei e que me ajudaram a finalizar cada lista.

Cada coloração será representada por 50 personagens. Resolvi escolher essa quantidade (e o título da matéria) por conta da famosa série literária 'Cinquenta Tons de Cinza'. Mas não se preocupem, não vai rolar sacanagem e sadomasoquismo por aqui, só muita cor, cabelo e amor! Aproveitem!




- Cinquenta Tons de Morenos -


No nosso mundo real, cabelos pretos são os mais numerosos e comuns. Como a arte imita a vida, na Disney não foi diferente. Encontrei tantos personagens morenos, que achei que faria duas listas. Mas, o número, apesar de grande, não foi suficiente, então eu tive a dificílima tarefa de retirar mais de 45 personagens do resultado final. Se você sentir falta de alguém, foi por essa razão. Apesar disso foi bem fácil de identificar e selecionar os personagens morenos, afinal é um dos tons mais monocromáticos e sem muitas variações

Outra coisa que me chamou a atenção nos cabelos pretos, é que é o tipo quase que obrigatório para representar outras etnias, além da caucasiana (pessoas de pela clara). Se não estiverem nele, só restam mais duas opções (brancos e cinzas), que mostraremos mais adiante.

• Fatos Curiosos:

- A linha das Princesas Disney possui 5 princesas morenas. E dessas 5, somente uma é branca (Branca de Neve), todas as outras (Jasmine, Pocahontas, Mulan e Tiana) são de outras etnias distintas. Já entre os príncipes, o número aumenta um pouquinho, temos dois com essa combinação: Príncipe Encantado e Eric.

- É, talvez, a cor de cabelo mais usada em vilões. Só na lista temos: Bronco Ossos (As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo), Rainha de Copas (Alice no País das Maravilhas), Capitão Hook (Peter Pan), Horácio e Gaspar (101 Dálmatas), Gaston (A Bela e a Fera), Governador Ratcliffe (Pocahontas), Shan Yu (Mulan), Dr. Facillier (A Princesa e o Sapo), Gothel (Enrolados) e muitos outros.




- Cinquenta Tons de Castanhos -


A segunda cor mais numerosa, porém, foi bem mais fácil de escolher quem iria pra lista final do que os morenos. Já selecionar cada personagem não foi muito fácil. Acho que foi o tom (marrom) que mais me confundiu, pois, às vezes, os castanhos muito escuros pareciam morenos e os mais claros pareciam loiros ou ruivos, fiquei perdidinho. Mas, é admirável por ser uma das cores de cabelo com mais tonalidades diferentes. Viva a diversidade!

• Fatos curiosos:

- Bela é a única princesa de cabelo castanho.

- Na lista, há dois personagens que antes eram loiros: Príncipe Phillip (era loiro quando criança) e Rapunzel (era loira antes de ter seu cabelo cortado).

- Há, também, três personagens não humanos: Woody (Toy Story), a Bailarina (Fantasia 2000) e Ken (Toy Story 3). Todos são brinquedos com vida e possuem cabelos de plástico.





- Cinquenta Tons de Loiros -


Chegamos a, provavelmente, o tom de cabelo mais badalado, que muita gente quer imitar, que é símbolo de poder, glamour e sex appeal: os loiros.

Os loiros Disney são um pouco mais raros do que eu imaginava. Achei que teria mais dificuldade em encontrar ruivos, mas nem tive tanto. O número de loiros foi só um pouco maior do que os ruivos.

Assim como os castanhos, também há vários exemplos de tonalidades. E também me confundiu bastante, alguns pareciam castanhos, outros ruivos, um horror (tomei trauma de loiros-morango).

• Fatos curiosos:

- Falando nele, loiro-morango é um tom de loiro com nuances de vermelho e muitas pessoas acabam confundindo com o ruivo. São exemplos de personagens com essa cor: Cinderela, Katrina Van Tassel (As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo), Anna e Oaken (Frozen - Uma Aventura Congelante).

- Outro tom facilmente confundível é o loiro escuro (dirty blonde, em inglês), pois parece muito com castanho claro. Mary Darling (Peter Pan), Penny (Bernardo e Bianca) e Lord MacGuffin (Valente) possuem essa coloração.

- Taffyta Caramelo (Detona Ralph) foi a primeira personagem Disney a ter um tom loiro platinado. A segunda foi Elsa (Frozen - Uma Aventura Congelante).

- Assim como os castanhos, também há personagens loiros que são brinquedos com vida: Betty (Toy Story) e Barbie (Toy Story 3). Há, também, três criaturas mágicas loiras: Fada Azul (Pinóquio), Harpa Mágica (Como é Bom se Divertir) e Sininho/Tinkerbell/Tilimtim (Peter Pan).

- Helga Sinclair (Atlantis - O Reino Perdido) é a única personagem loira efetivamente vilã. Os Irmãos Willie (Nem Que a Vaca Tussa) são capangas; Taffyta e Rancis (Detona Ralph), provavelmente, só eram cruéis com Vanellope por causa das memórias trancadas durante o filme.  Poxa, Disney, os loiros também tem o direito de exercer a vilania. Mais vilões loiros JÁ!





- Cinquenta Tons de Ruivos -


Ah, os ruivos! Tão raros e fascinantes! Se na vida real eles são só 1% da população mundial, na Disney eles estão por toda a parte. Consegui exemplos com folga para criar essa lista. Outra coloração cheia de tonalidades, do vermelho ao laranja e flertando com o marrom.

• Fatos Curiosos:

- É justamente esse tom vermelho-amarronzado (auburn, em inglês) que causa mais confusão para identificar os ruivos. Por conta da nuance marrom, são facilmente confundidos com cabelo castanho. São exemplos de personagens com essa cor: A Irmã da Alice (Alice no País das Maravilhas), Asdrúbal (Bernardo e Bianca), Taran (O Caldeirão Mágico), Adam (A Bela e a Fera), Hércules e Meg (Hércules), A Mãe do Tarzan (Tarzan), Helena Pera (Os Incríveis), Penny (Bolt - Supercão), Ellie (UP - Altas Aventuras), Detona Ralph e Hans (Frozen - Uma Aventura Congelante).





- Cinquenta Tons de Brancos -


Símbolo de respeito, experiência e sabedoria para alguns; símbolo de velhice, doença e morte para outros (Alô, Gothel), a cor branca também é numerosa. Usada geralmente por personagens mais velhos, ainda assim, possui algumas peculiaridades.

• Fatos Curiosos:

- Uma parte considerável dos personagens de cabelo branco e homens possuem calvície em algum grau. Por exemplo: Os Sete Anões (exceto Dunga, que é completamente careca), o Avô de Pedro (Música Maestro), O Rei (Cinderela), Chapeleiro Louco (Alice no País das Maravilhas), Mr. Smee (Peter Pan), Maurice (A Bela e a Fera), entre outros.

- Com 18 anos, Anna (Frozen - Uma Aventura Congelante) é a personagem mais jovem a ter cabelo branco, embora por um curto período de tempo, por conta do gelo em seu coração. Se considerarmos a cor permanente, Mirage (Os Incríveis) é a mais jovem. Porém, não sabemos se o seu cabelo é natural ou se é tingido.

- Kida e seu pai, Rei Kashekim, são os personagens com cabelo branco mais velhos. Kida possui cerca de 8000 anos e , obviamente, seu pai possui muito mais. Não se sabe se a cor branca é resultado da conexão do povo de Atlantis com os cristais de força ou se é um traço próprio de sua etnia.





- Cinquenta Tons de Cinzas & Outros Tons -


Eu pretendia fazer uma última lista somente com cabelos cinzas, mas, infelizmente, não consegui reunir 50 personagens com essa cor. Então, decidi juntar os tons cinzas com outros tons únicos, que não se encaixariam em nenhuma categoria anterior.

• Fatos curiosos:

- Ao contrário da cor branca, que possuía algumas poucas exceções, a cor cinza só é encontrada em personagens mais velhos.

- Cruella (101 Dálmatas), Lucille (A Família do Futuro) e Colette (Ratatouille), obviamente, pintam os seus cabelos (de metade branco/preto, rosa e vinho, respectivamente), já que seus filmes se passam em locais "realistas" e por isso seria impossível possuírem essas cores de forma natural. Lucille é a única cuja pintura pode ser vista, de certo modo, já que no início do filme ela tem cabelo castanho.

- Madame Mim (A Espada Era a Lei), Rachel e sua mãe (Fantasia 2000) parecem ter cabelo roxo natural (ou graças a magia, no caso de Madame Mim). O universo dos filmes em que elas se encontram, parece permitir tal tonalidade. O mesmo serve para os deuses do Olimpo de Hércules (Atena, Hermes e Dionísio) presentes na lista.

- Dolly (Toy Story 3) e Velusca (Detona Ralph) sendo um brinquedo e um personagem de fliperama, respectivamente, tem mais liberdade para cores de cabelo incomuns (como roxo e verde).

5 comentários:

  1. Muito personagens da Disney tem tons de cabelos diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Eu jurava q Anita era loira!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Lauriene, eu também achava. Mas, enquanto pesquisava vi que o cabelo dela era classificado como 'laranja', então coloquei ela no meio dos ruivos! hahaha

    ResponderExcluir
  4. mas o cabelo da anita é até mais claro do que o da anna. esse loiro morango é muito doido

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.