Novidades

Aproveite o Halloween desvendando os mistérios de Gravity Falls

Caso você não tenha nada marcado para o Halloween hoje, aqui vai uma sugestão: comece a assistir Gravity Falls - Um Verão de Mistérios, a série animada da Disney! E se você já a acompanha, relembre (ou talvez, descubra agora) algumas curiosidades e peculiaridades.



Gravity Falls é uma série do Disney Channel (transmitida aos sábados e domingos), criada por Alex Hirsch (escritor de 'As Trapalhadas de Flapjack' e 'Adolepeixes') e que estreou no dia 06 de outubro de 2012 aqui no Brasil. 


Por ser repleta de mistérios, monstros, criaturas sobrenaturais e teorias da conspiração é uma opção perfeita e que tem tudo a ver com o Dia das Bruxas.

Exemplos de pessoas e criaturas misteriosas presentes na série
Sinopse: A série narra as aventuras dos irmãos gêmeos de 12 anos, Dipper Pines e Mabel Pines, que são mandados por seus pais para passar as férias de verão na cidade de Gravity Falls, Oregon, mais especificamente na casa do tio-avô (ou Tivô, como eles costumam chamar) Stan Pines. Stan é dono de um museu, chamado Cabana do Mistério (ou segundo o Dipper, Armadilha para Turistas), que exibe objetos e criaturas bizarras e falsas, para poder vender os produtos baseados em suas atrações por preços absurdos, além de fazer com que Dipper e Mabel trabalhem para ele, de graça. 

A Cabana do Mistério!
Tudo indicava que seria um verão bem longo e chato, até que Dipper encontra um diário, de autor desconhecido, que revela que Gravity Falls é um lugar repleto de eventos suspeitos e criaturas estranhas, como duendes, zumbis, minotauros, fantasmas e muito mais. A partir daí, Dipper e Mabel começam a presenciar e a se envolver nos tais acontecimentos suspeitos e fazem de tudo para investigar e descobrir a origem de todos os mistérios da cidade.

Hum, será que existe um diário número 1 e um número 2?
Personagens Principais:

• Dipper: É um garoto inteligente, curioso e determinado. Tende a ser um pouco mandão e com excesso de confiança, na maioria das vezes, apesar de duvidar de si mesmo e de suas habilidades, quando a situação não sai como ele quer. Mas, ainda sim, é um bom amigo e irmão. Desde que encontrou o Diário Nº 3 empenha todos seus esforços para descobrir quem o escreveu, quem estava atrás dele e por que Gravity Falls é palco de coisas tão incomuns.






• Mabel: Irmã gêmea de Dipper, é uma garota alegre, enérgica, otimista, que vive no seu próprio mundo e que sempre vê o lado bom de tudo. Tem uma coleção enorme de sweaters de cores berrantes e nada discretos. Está sempre usando um diferente, é sua marca registrada. Por possuir tanta energia e entusiasmo, pode acabar sendo irritante e inconveniente, mas, mesmo assim é compreensiva, carinhosa e está sempre disposta a ajudar.





• Stan: Tio-avô de Dipper e Mabel. É um homem rabugento, ganancioso, avarento e que não mede esforços (sejam eles lícitos ou ilícitos) para conseguir dinheiro. Sua lista de defeitos é enorme, mas, no fundo ele ama e se importa muito com seus sobrinhos-netos. Parece alheio e incrédulo a tudo que acontece em Gravity Falls, mas, ao longo da série, vemos que ele também esconde vários segredos.





• Soos: É um dos empregados de Stan e o faz-tudo da Cabana do Mistério. Conserta as paredes, o teto, a rede elétrica, as máquinas de refrigerante, toma conta do caixa ocasionalmente, etc. É um tanto infantil, comilão, bobo e desastrado, mas, é um grande amigo, costuma ter sacadas geniais às vezes e aparenta ser mais inteligente do que realmente é. Também está ciente dos mistérios e criaturas de Gravity Falls. A questão é: até que ponto e o quanto ele sabe?





• Wendy: Tem 15 anos e trabalha meio período na Cabana do Mistério. É a pessoa mais "normal" entre os personagens principais. Costuma ajudar Dipper e Mabel em suas empreitadas sobrenaturais, de vez em quando, mas, fora isso, não possui nenhuma conexão com as esquisitices de Gravity Falls e aparentemente, não esconde nenhum segredo, como Stan ou Soos. É uma garota tranquila, divertida, amiga, gentil e descolada, uma típica adolescente. Seu maior defeito é ser um pouco preguiçosa e desleixada, principalmente enquanto está trabalhando.



• Gideãozinho: É um famoso vidente, idolatrado por toda a cidade e dono da Tenda da Telepatia, uma atração rival da Cabana do Mistério. Apesar de ser visto como um bom garoto, Gideãozinho é um tirano controlador, que não aceita ser contrariado. Usa de sua fofura e educação, para conseguir tudo o que quer e enganar a todos. Também está ciente dos segredos de Gravity Falls e quer entendê-los melhor para conseguir ainda mais poder.






• Bill Cipher: É uma criatura sobrenatural em forma de triângulo. É excêntrico, cruel, persuasivo e muito poderoso. Apesar disso, precisa da ajuda de algum ser humano para realizar um plano secreto, que possivelmente envolve a cidade de Gravity Falls. Como ele mesmo diz, sabe sobre tudo e sobre todos, está sempre a par de tudo o que acontece. Não se deixe enganar por sua aparência simplória e quase engraçadinha, pois Bill é extremamente perigoso.






Análise e Curiosidades:

Gravity Falls é um desenho envolvente, divertido, bem produzido, com animação muito boa e constante, além de possuir um enredo bem construído e personagens cativantes. Consegue reunir pontos interessantes e que se mostram efetivos em outros desenhos, como Scooby-Doo (o mistério e a interação de personagens diferentes com um mesmo objetivo), Os Simpsons (uma cidade cheia de personagens intrigantes e excêntricos), Doug (por possuir um clima cotidiano, agradável e nostálgico, mas intercalado com tramas fantasiosas, que no caso de Doug são os devaneios do protagonista, enquanto Gravity Falls possui os acontecimentos anormais e as várias criaturas sobrenaturais) e comparo até mesmo com a série Lost, no que diz respeito ao enredo cheio de mistérios, objetos escondidos, códigos, participações especiais entre os episódios e referências a outros desenhos, jogos, filmes e a cultura pop em geral. Tudo isso prende a atenção de quem assiste e faz questionar quais serão os próximos passos, além de cogitar qual a razão ou solução dos principais enigmas da série.

Ressalto novamente, a boa construção do roteiro, onde tudo é muito bem interligado e nada é inserido à toa, como peça fundamental para criar um universo coerente e consistente. Se Gravity Falls tivesse estreado nos tempos áureos do Disney CRUJ, aposto que hoje teria uma legião de fãs muito maior e seria lembrado com carinho e saudosismo (isso se a série não terminar como Lost, não é? Mas isso é outra história...).

A série possui esse caráter nostálgico, que remete a desenhos dos anos 90 e/ou início dos anos 2000, mas agrega também um aspecto interativo e contemporâneo. Muitos dos mistérios e curiosidades só podem ser compreendidos na sua totalidade através da pesquisa na internet, vídeos e discussão em fóruns. Por exemplo, assista o vídeo abaixo. É a abertura de Gravity Falls:


Reparou na imagem que pisca por um segundo no final? Pois é, ela é repleta de pistas e referências a elementos da série. 


No centro temos Bill Cipher e no círculo ao seu redor, símbolos que podem ser associados aos personagens principais. O real significado deles deve ser revelado somente ao avançar da trama.

Outro ponto bastante interessante, são as letras à direita: VWDQ LV QRW ZKDW KH VHHPV, que não parecem ter sentido algum, mas que na verdade são uma mensagem que pode ser decifrada, usando-se a Cifra de César. Assim, a mensagem quer dizer: STAN IS NOT WHAT HE SEEMS (STAN NÃO É O QUE PARECE), o que já é uma pista bem significativa, para ficarmos atentos ao que o personagem e a história nos reserva.

Por sinal, mensagens criptografadas estão por toda a parte, no final de cada episódio temos uma, dando uma dica/sugestão ou simplesmente retratando um fato interno entre os criadores do desenho.

A mensagem decifrada significa: BEM VINDO A GRAVITY FALLS
Claro que eu não sabia nada sobre criptografia ou cifras e nem como transformar ou decodificar mensagens e é essa busca, na internet ou nos livros, que Gravity Falls proporciona e torna a experiência de assistir tão interessante. Há um mundo de curiosidades a ser descoberto.

Além de todo esse lado misterioso e cheio de suspense, Gravity Falls ainda possui vários momentos bonitos sobre amizade, irmandade e acreditar em si mesmo, uma essência bem Disney que não poderia ficar de fora. O que só serve para abrilhantar e dar um aspecto ainda mais completo à série.


Então, essa é a minha sugestão de hoje: assistam a Gravity Falls - Um Verão de Mistérios, é muito bom! Não só porque hoje é Halloween e assistir a coisas com um teor de mistério e sobrenatural caem bem, mas pela qualidade da produção, que com toda certeza, merece estar entre o rol dos melhores desenhos da atualidade.

Um Dia das Bruxas bem aterrorizante para todos vocês e divirtam-se MUAH HA HA HA

8 comentários:

  1. Preciso assistir! *-*

    ResponderExcluir
  2. o stan é o criador do diarios ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de qual Stan você esta falando. O Stanford (ou Ford para os íntimos) de verdade ( que chegou no EP 12 da segunda temporada ou o Stanley, que é o desconcertado dono da cabana do mistério. Desculpa da resposta ser tão longa, mas é o máximo que eu consegui resumir

      Excluir
  3. adoro gravity falls amo adoro »3

    ResponderExcluir
  4. queria q o dipper existisse

    gatao

    ResponderExcluir
  5. A série é simplismente perfeita

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.