Novidades

Robin Williams e a Disney: Uma história de amor e ódio

Robin Williams McLaurin (21 de julho de 1951  - 11 de agosto de 2014 ) foi um importante ator para os estúdios Disney. Seu papel mais famoso no estúdio foi de certo o Gênio do filme “Aladdin” e sua sequência “Aladdin e os 40 Ladrões”. Mas a relação com o estúdio nem sempre foi das melhores. Confira um breve relato de Robin Williams e a Disney.


Robin Williams e a Disney: Uma história de amor e ódio


Em gratidão por seu sucesso com o filme  "Bom Dia, Vietnã" (1987), da Touchstone (um antigo estúdio da Walt Disney Company), Robin Williams aceitou dublar o personagem Gênio no filme "Aladdin" pelo pagamento-padrão do Screen Actors Guild (o sindicato dos atores americanos), 75.000 dólares. Porém, com a condição de que seu nome e sua imagem não fossem usados para marketing, e que seu personagem não ocupasse mais de 25% do espaço da arte feita para promover o filme. O estúdio, no entanto, acabou não cumprindo ambas as condições, especialmente na questão do pôster oficial do filme, no qual o Gênio ocupa grande parte da imagem, destacando-se mais que os demais personagens. 

O poster da discórdia.

Naquela época grandes atores de Hollywood não eram cotados para dublar filmes de animação, por ser visto como um trabalho “inferior”. Robin Williams foi um dos propulsores nessa questão ao dublar o Gênio.

Williams e a Disney tiveram um rompimento sério depois do ocorrido e, como resultado, o ator Dan Castellaneta foi contratado para dublar o Gênio, nas duas sequências que o filme Aladdin teve: O Retorno de Jafar e Aladdin e os 40 Ladrões. Quando Jeffrey Katzenberg foi despedido da Disney, e substituído pelo ex-chefe de produção da 20th Century Fox, Joe Roth (cujo último ato pela Fox foi dar o sinal verde para o filme Mrs. Doubtfire, de Robin Williams), Roth conseguiu que a Disney se desculpasse publicamente com Williams, que por sua vez concordou em atuar em "Jack", filme da Hollywood Pictures (outro estúdio da Walt Disney Company), e até mesmo aceitou dublar o Gênio novamente para "Aladdin e os 40 Ladrões" (embora por um preço consideravelmente mais alto que o padrão), substituindo todos os diálogos já gravados por Castellaneta. 

A capa da reconciliação: "Robin Williams retorna como Gênio"

Quando Williams se juntou novamente ao diretor de Doubtfire, Chris Columbus, para o filme "O Homem Bicentenário", de 1999, a Disney pediu que o orçamento da obra fosse cortado em aproximadamente 20 milhões de dólares. Quando o filme foi lançado, em pleno Natal, foi um fracasso de bilheteria. Williams colocou a culpa no marketing feito pela Disney e pelo conteúdo perdido devido aos cortes no orçamento. Novamente, as relações entre o ator e a Disney estavam abaladas, e novamente Castellaneta foi chamado para substitui-lo no papel de Gênio na série de videogames Kingdom Hearts e na série de TV House of Mouse. O lançamento em DVD de Aladdin não tem qualquer participação de Williams no conteúdo extra, embora algumas de suas sessões de gravação originais possam ser vistas.

Mas essa história ainda tem um final feliz! Recentemente Robin Williams fez as pazes com a Disney e, em 2009, ao lado de John Travolta, lançou seu último trabalho com o estúdio: o filme "Surpresa em Dobro" (que, aliás, é o seu último trabalho em longa-metragem). Além disso, no mesmo ano, aceitou em fazer parte do 'hall da fama' da Disney, sendo homenageado com o título Disney Legend ("Lenda da Disney").

E eles viveram felizes para sempre: Williams recebe o prêmio Disney Legend.

Bônus - Filmografia Disney Robin Williams

Confira os principais filmes de Robin Williams bancados pela Disney.

Popeye (1980)

Bom dia, Vietnã (1987)

Aladdin (1992)

Aladdin e os 40 Ladrões (1996)


Jack (1996)

Flubber - Uma Invenção Desmiolada (1997)

O Homem Bicentenário (1999)

Surpresa em Dobro (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.