Novidades

SAIBA MAIS - A Princesa e o Sapo

É hora de aprofundarmos nosso conhecimento acerca do longa "A Princesa e o Sapo". Na ficha avançada saberemos um pouco mais da produção, da trilha sonora, da repercussão na mídia, dos DVDs , além de curiosidades e links para sites oficiais.

- ESPECIAL A PRINCESA E O SAPO -


A Produção

“A Princesa e o Sapo” recebeu atenção especial em sua produção. Houve grande expectativa para seu lançamento, afinal de contas, era a volta da animação feita à mão aos cinemas, técnica que consagrou a Disney como uma potência cinematográfica. Os longas de animação em 2D haviam sido deixados de lado, o último filme Disney lançado com essa técnica foi “Pooh e o Efalante” em 2004, e todos estavam saudosistas em relação à produção de mais um clássico Disney, que não poderia ser de outra forma, senão segundo os moldes que a consagraram. Por isso, “A Princesa e o Sapo” causou muito alvoroço entre a mídia e os fãs.

A ideia de retomar a animação 2D surgiu quando a Disney comprou a Pixar e Ed Catmull e John Lasseter, antigos membros da Pixar, se tornaram os novos líderes do departamento de animação da Disney. Ambos achavam uma lástima o estúdio ter abandonado a animação clássica e, movidos por esse descontentamento, iniciaram projetos para injetar novo fôlego aos longas em 2D. Catmull e Lasseter conversaram a respeito com Ron Clements e John Musker, diretores que já dirigiram três grandes clássicos da Disney, “A Pequena Sereia”, “Aladdin” e “Hércules”. Eles logo se animaram com a ideia e não demoraram a planejar um novo clássico, que representaria uma retomada dos tempos de ouro da animação.

Clements acredita que “A Princesa e o Sapo” seja “um filme importante por diversas razões diferentes, mas uma delas, sem dúvida, é a volta à animação feita à mão — a animação tradicional Disney, que não se vê há muito tempo”. Musker continua: “É realmente emocionante voltar à ativa, por assim dizer, trabalhando num desses filmes, em parte, por ser uma colaboração de tantos artistas... Acho que o público vai adorar esse mergulho no passado.”

Já que um dos objetivos era resgatar a animação clássica, nada melhor do que ter uma princesa como personagem principal. Pois, se há algo marcante e especial nos clássicos Disney são suas princesas. Tendo isso em vista, os diretores recorreram ao animador Mark Henn. Ele foi o criador de importantes princesas, como Ariel (A Pequena Sereia), Jasmim (Aladdim), Bela (A Bela e a Fera) e Mulan. Para “A Princesa e o Sapo”, Henn procurou inovar e resolveu colocar uma afro-descendente no time de princesas Disney. Uma ideia acertada que deu nova roupagem aos clássicos de princesas. Sobre Tiana, a nova princesa, Henn disse “Eu tenho uma queda especial por princesas. Tiana é, sem dúvida, uma personagem muito forte e são as suas decisões que movem a narrativa. E ela não deixará ninguém se interpor em seu caminho.”




A Trilha Sonora


A trilha sonora, em qualquer produção Disney, sempre recebeu uma atenção especial. O estúdio sempre se destaca nas premiações por suas belíssimas canções. Em “A Princesa e o Sapo”, isso não é diferente. O filme, com suas músicas em estilo Jazz e Blues, agradou muito ao público e à crítica e marcou presença em várias premiações. O responsável pela trilha foi Randy Newman, ganhador do Oscar e do Grammy pela trilha de “Monstros S.A.”, e do Grammy por “Toy Story” e “Vida de Inseto”. Para auxiliá-lo, Newman convidou nomes consagrados da música como Dr. John, Terence Blanchard e Terrance Simien.

Newman confessou que foi muito prazeroso trabalhar em “A Princesa e o Sapo”, pois têm vínculos de infância com New Orleans, cidade em que a trama do longa foi ambientada. Ele também disse que a trilha sonora é de extrema importância para complementar a emoção das cenas, principalmente em filmes de animação. “Quando você compõe a trilha de um filme de animação, o comportamento dos personagens é refletido na trilha”, explica ele. “Se eles tropeçam e caem, você acompanha com um ‘ba-dum-dum’. E se você não usar o ‘ba-dum-dum’, algo não parece certo.

No final de 2009, a Disney Records lançou aqui no Brasil o CD com a trilha sonora em inglês do filme. Nesse CD há apenas duas canções em português. Ao lado você confere a capa do CD e a tracklist você encontra logo abaixo.

1. Never Knew I Needed
2. Down in New Orleans (Prólogo)
3. Down in New Orleans
4. Almost There
5. Friends on the Other Side
6. When We?re Human
7. Gonna Take You There
8. Ma Belle Evangeline
9. Dig a Little Deeper
10. Down in New Orleans (Finale)
11. Fairy Tale/Going Home Instrumental
12. I Know This Story Instrumental
13. The Frog Hunters/Gator Down Instrumental
14. Tiana?s Bad Dream Instrumental
15. Ray Laid Low Instrumental
16. Ray/Mama Odie Instrumental
17. This Is Gonna Be Good Instrumental
18. Lá em Nova Orleans (Down in New Orleans)
19. Quase Lá (Almost There)


Há promessas de que em março de 2010 seja lançado o CD com toda a trilha em português. Vamos aguardar!



Repercussão

Como já dissemos, “A Princesa e o Sapo” foi um dos filmes mais aguardados de 2009, todos estavam ansiosos para ir ao cinema conferir o retorno da velha e magia forma Disney de fazer cinema. Recebido com grande expectativa e com uma enorme responsabilidade, o filme não fez feio em sua semana de estreia. Conseguiu o primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos, arrecadando US$ 25 milhões em ingressos apenas no seu primeiro final de semana em cartaz, quase o dobro do segundo lugar. Porém, nas semanas seguintes, com a estreia do fenômeno “Avatar” e do animado “Alvim e os Esquilos 2”, o longa da Disney não conseguiu o mesmo feito, caindo no ranking dos filmes mais vistos. No Brasil o filme também foi razoável, levou aproximadamente um público de 1 milhão aos cinemas.

A repercussão na mídia destacou-se mais do que a bilheteria. Críticos de várias revistas e sites elogiaram o longa-metragem, colocando-o no mesmo patamar de sucessos como “O Rei Leão” e “Aladdin”. A revista norte-americana TIME divulgou uma lista dos 10 melhores filmes de 2009 e, para a surpresa de todos, colocou “A Princesa e o Sapo” no primeiro lugar.



Curiosidades

· O primeiro título para o filme foi ‘The Frog Princess’ (A Princesa Sapo). Porém foi descartado quando alguns críticos acharam o título como um insulto à realeza francesa.

· “Tiana” no início seria “Maddy”, mas assim não foi, pois conservadores acharam que soava muito como “Mammy” (modo com as escravas eram tratadas no sul americano) e/ou “Addy” (que é um nome comum de escravos).

· A cantora Alicia Keys, ao saber do projeto, se ofereceu para dar voz à personagem principal. Outras pessoas que estavam classificadas para o papel era a atriz Jennifer Hudson e a modelo Tyra Banks. Entretanto, em 19 de Abril de 2007 foi confirmado que Anika Noni Rose ficaria com o papel.

· O primeiro músico cogitado para criar a trilha sonora foi o Alan Menken, porém ele já estava ocupado com a produção da trilha do filme “Encantada”.

· Boatos dizem que a ideia de criar uma princesa negra surgiu a partir da eleição de Barack Obama, mas a Disney negou o fato ao afirmar que a ideia surgiu bem antes.

· “Dr. Facilier” inicialmente se chamaria “Dr. Duvalier” e “Príncipe Naveen” seria “Príncipe Harry”.



DVDs

Os dvds do filme ainda não foram lançados. A data de lançamento é para o dia 10 de Março. Confira as capas do Blu-Ray e do Disney DVD.





















ESPECIFICAÇÕES DO DVD:
Idiomas: Português | Inglês
Legendas: Português | Inglês
Áudio: Dolby Digital 5.1
Formato de Tela: Widescreen 16×9
DVD Simples

BÔNUS MATERIAL:
# Comentários em áudio
# Cenas Inéditas
# O Que Você Vê – Retratos de Princesas


* Especificações sobre o Blu-Ray nacional ainda não foram divulgadas



Links Úteis:

Site oficial brasileiro


Site oficial americano

4 comentários:

  1. legal o blog! nunca vi um assim parecido..
    estou te seguindo, então se nao quizer q eu pare de te seguir me segue também!

    por Pierre do www.marionaweb.net

    ResponderExcluir
  2. Ainda nao cheguei a ver o fime, mas tenho curiosidade de ver.
    ....
    E sobre a parceria, é soh manda o cotigo do banner 120x60, ou falar se é soh link e add meu link ou banner que esta no blog

    ResponderExcluir
  3. Assisti "Princesa eo sapo" e sinceramente... esperava mais! saudades dos desenhos antigos da disney...não se faz mais desenhos como antigamente :(

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, opinião, dúvida, revelação mística ou qualquer outra mensagem. =]

Entre em contato

Tags Disney Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.